"Venha o Teu Reino"

Bem-vindo ao Palavra Viva, um espaço para divulgação do Reino de Deus, respondendo ao chamado dado pelo Senhor Jesus aos seus discípulos em Mateus 28:19: "Indo, fazei discípulos de todas as nações..." e Marcos 16:15: "Ide por todo mundo, e, pregai o evangelho a toda criatura". Venha, e vamos juntos construir um local de edificação e proclamação do Reino de Deus.


TODA A TERRA ESTÁ CHEA DA SUA GLÓRIA!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

LIÇÃO PARA AS CÉLULAS – 2016\02
RECOMEÇAR NA DIREÇÃO CERTA.

À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; João 6:66-68.

“Todos nós desejamos o progresso, mas se você está na estrada errada, progresso significa fazer o retorno e voltar para a estrada certa; nesse caso, o homem que volta atrás primeiro é o mais progressista.” C. S. Lewis.

- Todos as pessoas de alma saudável desejam melhorar, progredir, desenvolver-se, amadurecer, e isso em todos os aspectos da vida.
- Progredir é caminhar, é avançar, seguir em frente na direção dos objetivos que se estabelece para a vida.
- Entretanto, nem todos caminho conduz ao verdadeiro progresso. O acúmulo de bens, o aumento do conforto, graduações acadêmicas, boas amizades, entre outras coisas, não são a garantia de estarmos caminhando num genuíno progresso.
- Quando de fato avançamos? Quando vivemos o centro da vontade de Deus para nossa vida. E isso significa caminhar seguindo os passos de Jesus. Caminhar com Jesus... O único caminho que nos conduz aos valores eternos é aquele que nos aproxima do Pai celestial. E este caminho, a bíblia descreve da seguinte maneira:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 10:6.

- Assim, não existe possibilidade de um verdadeiro recomeço sem caminhar na direção certa. E este caminho é JESUS. Mas, o que o texto bíblico mencionado acima nos ensina sobre este assunto.

1- “A VISTA DISSO...” – PELAS MAIS DIVERSAS RAZÕES HUMANAS, MUITOS DEIXAM DE CAMINHAR COM JESUS.

- Quando as exigências do evangelho vão se tornando mais intensas, muitos decidem desistir.
- O evangelho exige a entrega de tudo. Só é possível caminhar com Jesus com inteireza de coração.
- Nenhuma razão se torna uma justificativa plausível para o abandono do caminhar com Cristo. Quem toma a decisão de abandonar sempre sairá no prejuízo, e por fim não terá como se justificar.

2- “O ABANDONARAM... NÃO ANDAVAM MAIS COM ELE” – DECISÃO DE SEGUIR O SEU PRÓPRIO CAMINHO SOZINHO.

- Caminhar com Jesus exige andar com ele anda, pensar como Ele pensa, amar como Ele ama. Abandoná-lo é decidir seguir os próprios pensamentos, vontade e sentimentos.
- O abandonar é deixa-lo em segundo plano, pois, não há caminhar com Ele sem que o mesmo esteja como prioridade maior da vida.
- Abandonar é deixar de viver os princípios, valores e prioridades por Ele ensinadas.
- Quem o abandona? Estude a parábola do semeador e certamente vai chegar a conclusão – Mateus 13:1-23.

3- “QUEREIS VÓS RETIRAR-VOS?...” – CAMINHAR COM ELE É UM ATO CONSCIENTE E VOLUNTÁRIO.

- Jesus jamais obrigou seus discípulos a caminhar junto com Ele.
- Segui-lo deve ser uma decisão pessoal, consciente, espontânea e de fé.
- Não há a possibilidade se segui-lo com o coração coagido, entristecido, manipulado ou obrigado.
- Existem as pressões que nos tentam impedir de segui-lo, mas não há pressão sobre a nossa vontade. É uma decisão de amor.

4- “PARA ONDE IREMOS... TU TENS...” – O QUE DE FATO VALE A PENA, E O QUE REALMENTE PRECISAMOS, SÓ ELE PODE ELE TEM PARA DAR.

- Ele tem as Palavras de Vida Eterna.
- O que Ele faz é perfeito, Ele tem todo o poder para mudar circunstâncias. Ele está interessado na mudança radical do coração humano. Sim, Ele está interessado no bem estar de seus filhos.
- Ele acende a chama da verdadeira esperança, garantindo um futuro de vida e paz (Jeremias 29:11-14).
- Ele faz nova todas as coisas.

CONCLUSÃO

1- QUEM CRÊ E CONHECE JESUS, MESMO DIANTE DE FORTES PRESSÕES PARA ABANDONÁ-LO, SEMPRE CHEGARÁ A CONCLUSÃO QUE O MELHOR É CAMINHAR COM ELE.

2- QUEM O ABANDONOU TEM SEMPRE A OPORTUNIDADE DE VOLTAR A SEGUIR. O RETORNO EXIGE ARREPENDIMENTO, FÉ E DECISÃO VOLUNTÁRIA.

3- RECOMEÇO REQUER A RESPOSTA A PERGUNTA: PARA ONDE VOCÊ VAI? . NÃO EXISTEM ROTAS ALTERNATIVAS: OU SE CAMINHA COM ELE, OU ENTÀO O ABANDONA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário