"Venha o Teu Reino"

Bem-vindo ao Palavra Viva, um espaço para divulgação do Reino de Deus, respondendo ao chamado dado pelo Senhor Jesus aos seus discípulos em Mateus 28:19: "Indo, fazei discípulos de todas as nações..." e Marcos 16:15: "Ide por todo mundo, e, pregai o evangelho a toda criatura". Venha, e vamos juntos construir um local de edificação e proclamação do Reino de Deus.


TODA A TERRA ESTÁ CHEA DA SUA GLÓRIA!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

CONSERVANDO OS FRUTOS PARA UMA NOVA COLHEITA

Toda visão de Deus envolverá a redenção do homem.O sentimento da Igreja deve ser o mesmo de Jesus: estar na terra para buscar e salvar o que está perdido.

Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lucas 19:10 ARC).

Buscar e salvar o perdido para Jesus significava:

E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara. (Mateus 9:35-38 ARC).

- Percorrer (ir onde o pecador estiver); ensinar (apresentar princípios e valores); pregar (anúncio das boas novas de salvação); curar (atenção as necessidades físicas).

- O Mestre utiliza a figura dos ceifeiros e da colheita para dar a noção da dimensão da tarefa.

- A quantidade de frutos colhidos estaria diretamente associado ao número de ceifeiros. Ele chega a orientar os discípulos a pedirem ao pai que envie mais trabalhadores para a seara.

- Ceifeiro é aquele que trabalha na sega dos frutos, alguém habilitado e experiente na tarefa de colher.

- Um ceifeiro bem preparado pode colher muitos frutos. Todavia, alguém que tenta colher sem o devido preparo pode por a perder o fruto que está sendo colhido.

- O ceifeiro sabe que o fruto pode gerar outros tantos através das sementes que carrega, por isso, sua tarefa de colher é seguida pela ação de armazenar, conservar, até que o mesmo esteja pronto para o devido propósito.

1- O CEIFEIRO DE HOJE, FOI O FRUTO DE ONTEM. QUEM ORA AO PAI PARA QUE ENVIE MAIS TRABALHADORES PARA A SEARA, DEVE COLOCAR-SE A DISPOSIÇÃO PARA PREPARÁ-LOS.

- Jesus colheu frutos, conservo-os e depois os liberou para serem os novos ceifeiros. Uma nova geração de frutos estava garantida.
- Um avivamento deixa os frutos maduros, prontos e fáceis de serem colhidos. Mas se tais frutos não forem conservados, este mesmo avivamento terá seus dias contados.
- A parte da grande comissão que aponta para este aspecto é: "ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado".
Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. (João 15:16 NVI).
- A tarefa não se resume a colheita , mas se estende a conservação do fruto. Só assim o fruto permanece, mantêm-se em bom estado.
- O fruto bem conservado hoje, tor-nar-se-á o ceifeiro de amanhã, a garantia de novas colheitas.

2- O CEIFEIRO DEVE ESTAR CONSCIENTE QUE É UM TRABALHADOR E DEVE SE ESPECIALIZAR EM SEU TRABALHO.

- O trabalho de conservar é um trabalho de bastidores, longe de holofotes ou da atenção das multidões, contudo só haverá uma nova multidão se este trabalho for bem feito.
TRABALHO
1. ato ou efeito de trabalhar
2.exercício de atividade humana, manual ou intelectual, produtiva
3 Esforço necessário para que uma tarefa seja realizada; labor ; produção

- O trabalho especializado requer preparo, dedicação, esforço, serviço
e prática.
- Todo trabalho deve ter um objetivo a ser alcançado, um processo a
ser seguido, e metas que sirvam para avaliar a eficiência do processo.
- Trabalho sem planejamento e organização, rouba energia e tempo, e se
mostra muito ineficaz.
- No Reino de Deus, o trabalhador especializado aprende desde cedo que o trabalho que dá certo é aquele realizado em equipe. (GRUPOS DE DISCIPULADO).

3- O CEIFEIRO DEVE SABER COM CLAREZA COMO CEIFAR E COMO CONSERVAR O FRUTO, A FIM DE QUE POSSA ATINGIR SEUS OBJETIVOS.

- Entre ser fruto colhido e se tornar um ceifeiro há um tempo. Esse tempo deve ser de aprendizado teórico e prático com acompanhamento (supervisão).
- Tornar o fruto um ceifeiro é o alvo. Todo o processo deve contribuir
para isso. Este é um processo de formação.
- O processo destrinchado: preenchimento da ficha, fonovisita, enviado a uma célula, consolidado por um discípulo mais maduro, pré-encontro, Encontro, Escola de Líderes, consolidador, líder de célula (ceifeiro).
- O que deve ser avaliado no processo: o que se é (SER), o que se sabe (CONHECIMENTO) e como se faz (FAZER).
- Só conseguimos ter uma clareza maior nas avaliações se houver relacionamento (acompanhamento de perto).
- Devemos gerar um ambiente de formação, onde de uma maneira clara e simples, cada fruto se sinta motivado a se tornar um ceifeiro.

CONCLUSÃO


1- As colheitas são cíclicas, desde que hajam ceifeiros preparados para trabalhar.
2- Se as profecias apontam para uma década de grande colheita, onde nosso trabalho deve concentrar-se e se tornar mais intenso? Na preparação de ceifeiros.
3- Formar um ceifeiro leva tempo, mas temos a garantia de que uma nova safra de frutos será colhida e conservada.
4- O combustível que nos manterá em atividade nesta obra é o amor a Deus sobre todas as coisas e a compaixão pelo próximo. Sem isso as palavras ditas se tornam vazias e qualquer esforço um fardo muito grande de carregar.