"Venha o Teu Reino"

Bem-vindo ao Palavra Viva, um espaço para divulgação do Reino de Deus, respondendo ao chamado dado pelo Senhor Jesus aos seus discípulos em Mateus 28:19: "Indo, fazei discípulos de todas as nações..." e Marcos 16:15: "Ide por todo mundo, e, pregai o evangelho a toda criatura". Venha, e vamos juntos construir um local de edificação e proclamação do Reino de Deus.


TODA A TERRA ESTÁ CHEA DA SUA GLÓRIA!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

RENOVADOS PELO ESPÍRITO, SEGUINDO NA ROTA DE UMA VITÓRIA CONSOLIDADA

2 Reis 13:14-19

Estando Eliseu padecendo da enfermidade de que havia de morrer, Jeoás, rei de Israel, desceu a visitá- lo, chorou sobre ele e disse:Meu pai, meu pai! Carros de Israel e seus cavaleiros! Então, lhe disse Eliseu:Toma um arco e flechas; ele tomou um arco e flechas. Disse ao rei de Israel:Retesa o arco; e ele o fez. Então, Eliseu pôs as mãos sobre as mãos do rei. E disse:Abre a janela para o oriente; ele a abriu. Disse mais Eliseu:Atira; e ele atirou. Prosseguiu:Flecha da vitória do SENHOR! Flecha da vitória contra os siros! Porque ferirás os siros em Afeca, até os consumir. Disse ainda:Toma as flechas. Ele as tomou. Então, disse ao rei de Israel:Atira contra a terra; ele a feriu três vezes e cessou. Então, o homem de Deus se indignou muito contra ele e disse:Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então, feririas os siros até os consumir; porém, agora, só três vezes ferirás os siros.


- Vive um tempo favorável de Deus aquele que pauta sua vida por meio das Palavras que vem de Deus. A palavra profética é como uma placa de direção, apontando o caminho que temos que ir.
- O favor de Deus se revela também por meio de "rompimentos" e "recompensa".
- a Recompensa virá como resultado do rompimento.
- o Romper vem em forma de renovo. Sonhos renovados, projetos de vida que saem das "gavetas da alma", unção de Deus aquecendo mais uma vez o coração, trazendo uma nova disposição para a oração e para o conhecimento da Palavra de Deus.
- é o romper com a mesmice, com a esterilidade espiritual, com o sentimento de frustração, com o desânimo, com velhos hábitos que não desatam o melhor de Deus sobre a vida.
- Romper é apenas o início de uma jornada, cujo êxito final dependerá de atitudes individuais no presente.
- A vontade de Deus não é você obter apenas algumas vitórias, antes é que você destrua por completo tudo que te afasta da plenitude da vontade de Deus.
- Jeoás foi um rei que teve tudo  para destruir por completo seus inimigos, mas no meio do caminho tomou uma decisão errada, paralisou as vitórias que poderia vir a obter.
- Baseada nesta experiência, o que fazer para viver o êxito por completo? Vejamos:


1- SIGA NA DIREÇÃO QUE A PALAVRA PROFÉTICA APONTA

- Elisieu, o profeta, começou a orientar ao Rei nas ações que deveria tomar.
- O Rei não estava diante de seus inimigos, mas suas ações trariam consequências espirituais sobre eles.
- a palavra de Eliseu para o rei apontava para um ato profético (ações no reino físico que trazem repercussão no reino espiritual).
- A obediência no presente era garantia da futura vitória. O presente constrói o futuro.
- Eliseu disse:
"Toma o arco e flechas" - ou seja, municie-se das armas necessárias para a obtenção da vitória.

 2 Coríntios 10:4-6
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão.

- a Palavra de Deus é arma de defesa e de ataque. É escudo e é espada. Impossível um servo de Deus prevalecer sobre qualquer nível de guerra sem a utilização da Palavra de Deus. A Palavra tem poder para destruir e para gerar. Ela materializa a vontade Deus. E a vontade de Deus é a sua vitória.

"Retesa o arco" - ou seja, prepare-se para usar a arma que possui. É necessário conhecer a arma e saber manuseá-la. Sendo a Palavra de Deus nossa principal arma de guerra, precisamos conhecê-la, e saber usá-la de maneira adequada. A falta de conhecimento leva a perecer, mas o povo que conhece a seu Deus é forte e ativo.

"Abre a janela para o Oriente" - ou seja, há uma direção específica, há um alvo a ser alcançado. Não adianta lançar flechas em todas as direções. Estabeleça o alvo, faça a mira, concentre-se, e exerça força na direção certa. Onde a guerra tem sido mais intensa em sua vida? É para esta direção que você deve apontar suas armas, exercendo força contra seus inimigos.

"Atira" - de posse das armas corretas, sabendo como manuseá-las, e tendo o alvo ajustado, é hora de atirar. É quando a palavra sai da boca carregada de fé, como sendo um verdadeiro decreto de vitória sobre sua vida e de derrota para tudo que se opõe a vontade de Deus sobre sua vida.

- seguindo na direção da palavra do profeta o Rei foi construindo um futuro de vitória.

2- O CAMINHO DA OBEDIÊNCIA CRIA UMA ATMOSFERA ESPIRITUAL FAVORÁVEL PARA UMA VITÓRIA DEFINITIVA.

Prosseguiu: Flecha da vitória do SENHOR! Flecha da vitória contra os siros! Porque ferirás os siros em Afeca, até os consumir

- ao seguir na direção da palavra profética, o Rei recebeu uma declaração de vitória absoluta sobre os seus inimigos.
- em muitos casos seguir na direção da palavra profética exigirá uma atitude de genuíno arrependimento. As vezes, seguir na direção certa significa abandonar uma roda de pecado.
- para outros , ajustar a rota da vida significará ajustes de prioridades, deixar de fazer a própria vontade, e passar a fazer a vontade de Deus.
- se fazemos algo que Deus não mandou, ainda que a ação em si não seja um pecado, estaremos gastando tempo e energia e seguindo um caminho de esterilidade espiritual.
- Hoje, dos céus temos ouvido: "Flecha da vitória do Senhor!". A vitória  do Senhor já esta raiando sobre nossas vidas. Já há uma garantia: feriremos os inimigos até que sejam plenamente consumidos.
- Entretanto, nossos passos seguintes serão decisivos para a consolidação da vitória por completo.

3- A VITÓRIA ABSOLUTA SÓ VEM PARA QUEM EM TODO O TEMPO DEMONSTRA VONTADE DE VENCER

- o rei começou bem a sua jornada, mas o fim não foi o desejado. Precisamos começar bem e terminar bem.
- continuar seguindo a risca a palavra profética é fundamental para a consolidação da vitória. Mas só consegue continuar seguindo aqueles cuja atenção está focada no objetivo final, aqueles que ardentemente desejam vencer.
- o profeta ordenou: toma as flechas e atira contra a terra. E o Rei achou por bem atirar apenas três. Ele só deveria ter parado quando o profeta desse tal direção.
- fazer as coisas da nossa maneira, fundamentados pela nossa "achologia", é uma armadilha na qual não podemos cair. Fazer as coisas do nosso jeito é sempre uma tentação.
- o profeta entristeceu-se com a atitude do rei, pois sabia que o mesmo tinha perdido uma grande oportunidade.
- na década da oportunidade não podemos nos dar ao luxo de deixar passar as oportunidades divinas sobre nossa vida.
- continue perseverando, continue "atirando flechas", continue mirando seu alvo, continue sonhando, continue projetando, permaneça firme fazendo a vontade de Deus e todos seus inimigos terão que recuar, e, por fim, todos serão plenamente destruídos. Essa é a carreira que nos está proposta: a carreira da fé. Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (Romanos 12:1-2; I João 5)

CONCLUSÃO

1- As genuínas vitórias ocorrem quando os Sonhos de Deus para nossa vida se tornam uma realidade. É a vitória final, antecedidas por muitas outras.
2- A atmosfera espiritual ao nosso redor só se torna favorável quando conduzimos a vida em sintonia com a vontade de Deus.
3- A alegria das primeiras vitórias não podem nos desconcentrar, fazendo-nos assim perder o foco. Não queremos apenas algumas vitórias, almejamos a vitória completa.
4- Em Cristo, já está determinado, somos mais que vencedores. Então, viva para administrar a sua vitória.
5- Siga na direção que a palavra profética aponta, demonstrando com atos de obediência a sua gana pela vitória, e certamente tudo que Deus tem plantado em seu coração se tornará uma realidade. Aleluia!