"Venha o Teu Reino"

Bem-vindo ao Palavra Viva, um espaço para divulgação do Reino de Deus, respondendo ao chamado dado pelo Senhor Jesus aos seus discípulos em Mateus 28:19: "Indo, fazei discípulos de todas as nações..." e Marcos 16:15: "Ide por todo mundo, e, pregai o evangelho a toda criatura". Venha, e vamos juntos construir um local de edificação e proclamação do Reino de Deus.


TODA A TERRA ESTÁ CHEA DA SUA GLÓRIA!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Incentivo a Educação: uma das ênfases da Reforma Protestante

Sempre vi a educação como um fator fundamental para o desenvolvimento saudável de uma sociedade. Países desenvolvidos são países alicerçados num bom sistema educacional. Todos os processos que envolvem o ensinar e o aprender estão contidos naquilo que chamamos de educação, e a Igreja não pode se esquivar de sua tarefa educacional. A Igreja, entre outras coisas, deve ser ponta de lança na área da educação da sociedade onde está plantada. Quando a igreja não cumpre o seu chamado, princípios e filosofias mundanas e humanistas passam a influenciar os indivíduos em todos os aspectos da vida. A igreja tem que cumprir o papel de ser luz do mundo. Ser luz também significa dar direção e apontar caminhos. Quando a luz, que é a igreja, está ofuscada ou apagada, qualquer "candeiro" filosófico poderá servir para conduzir as pessoas. Durante muito tempo depositamos toda a responsabilidade pela educação social ao governo. E, é bem verdade que este tem que desenpenhar bem o seu papel, mas o "carro chefe" deveria ser sempre a Igreja, Corpo de Cristo. Um dos maiores incentivadores de uma educação pública de qualidade foi o reformador Martinho Lutero. Observe suas palavras: "Em minha opinião,nenhum pecado exterior pesa tanto sobre o mundo perante Deus e nenhum merece maior castigo do que justamente o pecado que cometemos contras as crianças, quando não as educamos (...)para ensinar e educar bem as crianças precisa-se de gente especializada... Por isso imploro a todos,meus caros senhores e amigos, por amor de Deus e da pobre juventude, que não considereis esta causa [criação de escolas e verba para a educação] de somenos importância , como o fazem muitos que não enxergam a intenção do príncipe do mundo...O progresso de uma cidade não depende apenas do acúmulo de grandes tesouros, da construção de muros de fortificação, de casas bonitas, de muitos canhões e da fabricação de muitas armaduras (...) Muito antes, o melhor e mais rico progresso para uma cidade é quando possui muitos homens bem instruídos, muitos cidadãos ajuizados, honestos e bem educados. Estes então também podem acumular, preservar e usar corretamente riquezas e todo tipo de bens". Outro importante ícone da Reforma Protestante, Calvino, lutou junto aos Conselhos para a melhoria das condições de ensino e o aumento das verbas repassadas a educação. Estes homens entendiam a abrangência do evangelho, e que o mesmo tem o poder de transformar todas as áreas que envolvem a vida humana.
Infelizmente, este incentivo e motivação visto nos reformadores não tem sido observado de forma geral nas igrejas em nossos dias. Precisamos caminhar para mudar esta realidade. Orar e agir, pois, um país redimido também significa um país educado, educado nos princípios da Palavra de Deus, educado na verdade, e, como está escrito nas Sagradas Escrituras: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" João 8:32.