"Venha o Teu Reino"

Bem-vindo ao Palavra Viva, um espaço para divulgação do Reino de Deus, respondendo ao chamado dado pelo Senhor Jesus aos seus discípulos em Mateus 28:19: "Indo, fazei discípulos de todas as nações..." e Marcos 16:15: "Ide por todo mundo, e, pregai o evangelho a toda criatura". Venha, e vamos juntos construir um local de edificação e proclamação do Reino de Deus.


TODA A TERRA ESTÁ CHEA DA SUA GLÓRIA!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

FAZER TEOLOGIA, FAZER A DIFERENÇA

1- A Nossa Geração espera um Fazer Teologia que Faça a Diferença.
2- Fazer a diferença é ir além do óbvio; é ir um pouco mais além daquilo que a maioria das pessoas já tem ido; é extrapolar o limite do ordinário; é ser criativo, fazendo do comum algo extraordinário.
3- O Apóstolo Paulo, um Teólogo que fez a diferença em sua geração.
4- E, por que, mexeu tão profundamente com sua geração, a ponto de podermos declarar que ele fez a diferença em sua época?
5- Atente para suas palavras em Filipenses 1:20-21: “A Minha ardente expectativa e esperança é de em nada ser confundido, antes, ter muita coragem para que agora e sempre, Cristo seja engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Pois, para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro”.
6- As palavras do apóstolo revelam princípios que levam O FAZER TEOLOGIA, verdadeiramente a FAZER A DIFERENÇA.
I- “A MINHA ARDENTE EXPECTATIVA E ESPERANÇA”
a) Uma profunda convicção do chamado e uma visão clara da vontade de Deus para a sua vida conduziram seus passos em todo tempo.
b) Um desejo constante de acertar o alvo, de cumprir o propósito divino, de ver o ministério se desenvolvendo na prática.
c) “A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo” Colossenses 1:28 .
d) O alvo do teólogo deve ser conduzir vidas a Deus por meio de Jesus Cristo. Levar os indivíduos se aproximarem mais de Deus e a terem experiências pessoais profundas que marquem sua existência.
e) Teologia de Tarefa, teologia serva, que serve ao indivíduo para auxiliá-lo na sua vida e comunhão com Deus e com o próximo.
expectativa 1. Expectação; espera.
2. Esperança baseada em supostos direitos, probabilidades ou promessas.
f) O Teólogo precisa saber quem é em Cristo e quais os direitos que possui, bem como a sua responsabilidade.

II – “EM NADA SER CONFUNDIDO”
a) Confundir, entre outras coisas, significa misturar coisas diversas, não distinguir, tomar uma coisa por outra, deturpar.
b) Havia no apóstolo o cuidado e zelo de apresentar o genuíno evangelho, e de ser reconhecido sempre como um servo do Senhor Jesus.
c) O caminho da formação continuada, do continuo preparo, é uma decisão imprescindível para o sucesso do teólogo.
d) Num mundo de misturas, relativista e humanista, o absoluto da verdade divina tem que ser percebido na vida e ministério do teólogo.
e) O caminho do preparo exige disciplina e um desejo profundo por conhecer a Deus (I Co 9:26 e SS. ; Fl 3:7-15).

III – “CORAGEM PARA CRISTO SER ENGRANDECIDO NO CORPO, QUER PELA VIDA, QUER PELA MORTE”
a) Coragem para vencer as oposições, as críticas, as desconfianças, os desafios comuns a todos os que querem viver uma vida piedosamente.
b) Tornar Cristo conhecido através do corpo.
c) “Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus”.
d) Uma razão para viver, uma razão para morrer.
e) Corpo entregue como instrumento de santidade, um instrumento de justiça. Olhos que tem a visão de Deus, ouvidos que discernem a voz de Deus, pés que caminham na direção da vontade de Deus, mãos que realizam as obras de Deus, boca que proclama as verdades e princípios de Deus. Corpo cheio da presença do Espírito Santo.

IV – “PARA MIM O VIVER É CRISTO, E O MORRER É LUCRO.”
a) Não há razão para permanecer vivo se a vida não trouxer glória para Cristo.
b) Não há razão para fazer teologia se o alvo não for engrandecer a Cristo.
c) O viver é Cristo, é o viver como servo. “Importa que ele cresça, e que eu diminua”.
d) O viver é Cristo é reproduzir o modelo de Cristo, no caráter e na Missão. É ser discípulo.
e) Quando o viver é Cristo, no final da vida podemos declarar com consciência limpa e tranqüila: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.

CONCLUSÃO
• "Fazer a diferença" é dar aquela contribuição única, no momento certo, que gera os resultados esperados.
• Tomar a dianteira, assumindo iniciativas, quando há paralisia.
• Saber trabalhar em equipe, integrando as necessidades de brilhar individualmente com a construção de uma belíssima constelação.
• Saber planejar para que as idéias se transformem efetivamente em realidades concretas e palpáveis
• Seja um teólogo que Faz a Diferença, implantando o Reino de Deus, e trazendo toda a honra e toda a glória ao Rei do Reis e Senhor dos Senhores.