"Venha o Teu Reino"

Bem-vindo ao Palavra Viva, um espaço para divulgação do Reino de Deus, respondendo ao chamado dado pelo Senhor Jesus aos seus discípulos em Mateus 28:19: "Indo, fazei discípulos de todas as nações..." e Marcos 16:15: "Ide por todo mundo, e, pregai o evangelho a toda criatura". Venha, e vamos juntos construir um local de edificação e proclamação do Reino de Deus.


TODA A TERRA ESTÁ CHEA DA SUA GLÓRIA!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

UMA ESCOLA PARA TODA VIDA

O texto abaixo é um artigo de autoria da Pra. Ana Dácia (minha esposa). O mesmo será publicado no primeiro boletim informativo da IABV, mas estou postando aqui para que você tenha acesso em primeiríssima mão. Uma excelente reflexão sobre a importância da EBD. Leia e comente.

"Poderia começar esse artigo inaugural fazendo o resgate histórico do surgimento da Escola Bíblica Dominical(EBD) ou fazendo uma carinhosa exortação para os irmãos comparecerem à EBD, ou até mesmo informando as turmas que dispomos na IABV para vocês, irmão e irmã; mas o faremos em breve. Aproveitaremos essa ocasião para compartilhar da surpresa que tivemos há cinco anos atrás buscando informações sobre grandes avivalistas.

Às vezes contemplamos a beleza e magnitude de uma construção, mas poucas são às vezes que nos preocupamos em analisar com quais materiais os alicerces foram feitos e quanto tempo foi preciso para serem consolidados. Isso ocorre quando somos envolvidos apenas com o resultado, com o efeito.

Isso aconteceu comigo quando foi pesquisar sobre a vida de um grande avivalista chamado Dwight L. Moody, ou apenas Moody. Aprendi com meu esposo, Pr. Isaltino Luna, que avivalista é alguém que experienciou e promoveu ou promove o avivamento. Curiosamente descobri que os dicionaristas estão analisando como conceituar ou definir esse termo.

Em uma viagem à Inglaterra, Moody se fez conhecido como grande evangelista, a ponto de haver sido chamado de maior evangelista do Século XIX. Sua pregação teve um impacto tão grande que foi comparada de John Wesley e George Whitefield dentro da Grã-Bretanha, Escócia e Irlanda. Em várias ocasiões encheu estádios com capacidade entre 2 mil e 4 mil pessoas; em uma outra reunião no Jardim do Palácio Botânico se juntaram entre 15.000 e 30.000 seguidores; não devemos esquecer que estamos nos referindo a aproximadamente 200 anos atrás. Em 1874 e 1845 ele continuou, com sua equipe, atraindo multidões em todas as reuniões; não havia os recursos e estruturas que temos hoje em dia temos promover reuniões de tal grandeza.

Voltando para o EUA, as multidões de 12.000 a 20.000 eram tão comuns como na Inglaterra. Mostrou-se muito ativo em campanhas evangelísticas nos EUA e no Canadá. Estabeleceu o Instituto Bíblico de Chicago e mais tarde foi chamado de Instituto Biblico Moody, que tem servido de grande força aos evangélicos e tem preparado pregadores, missionários e líderes que têm trabalhado em todos os continentes do mundo.

A pregação de Moody era caracterizada por aqueles que o ouviam, como direta, franca, sem enfeites, não-gramatical, sempre simples, mas enormemente sincera e convincente. Ele era um homem simples e honesto em relação ao dinheiro, como em tudo o mais. Aproximando sua morte, ele era relativamente pobre, declarou então: “minha esposa e meus filhos simplesmente terão que confiar no mesmo Deus em que tenho confiado”.

Mas como essa confiança começou? Qual a origem dessa fé inabalável demonstrada por Moody, filho de um alcoólatra, que morreu quando ele tinha apenas quatro anos, caçula da família?

Depois de algum tempo da morte de seu pai ele mudou-se para Boston em busca de trabalho. Trabalhou em uma sapataria e uma das exigências de seu tio, que trabalhava com ele, era que frequentasse uma igreja. Ele começou a frequentar, mas não estabeleceu um relacionamento pessoal com Deus. Certo dia, um professor da Escola Dominical falou-lhe sobre o quanto Deus o amava. Moody converteu-se e sua conversão iniciou sua carreira como evangelista.

Em seguida foi morar em Chicago e deixou seu trabalhado na sapataria para se dedicar em tempo integral ao trabalhado da Escola Dominical para crianças, que chegou a ser a maior escola da época com mais de 1000 crianças, além de seus pais frequentando semanalmente. Trabalhou tão arduamente que no decorrer de um ano a frequência média em sua escola era de 650 pessoas, enquanto 60 voluntários de várias igrejas trabalhavam como professores(entenderemos como era a EBD nessa época nas próximas edições). A escola chegou a ser tão conhecida que até o recém eleito presidente Lincoln visitou e falou em uma da reuniões.

Um simples professor da Escola Dominical foi usado por Deus para que aquela criança órfã e pobre fosse levantada como um avivalista e um dos evangelistas mais conhecidos no Século XIX; que viajou pelo mundo inteiro e priorizou o ensino, principalmente para crianças, contando frequentemente histórias que ilustravam o amor de Deus com perfeição e criatividade.

A Escola Dominical que Moody frequentou mudou a sua vida, que mudou a vida de milhares de pessoas, que muda até hoje a vida de muitas outras e, que se você permitir, mudará a sua também . É realmente uma escola para toda vida!"

2 comentários:

  1. Marcílio Oliveira
    Honra aos pastores pelo conteúdo, muito bom.
    A EBD, como todo instrumento de educação, sendo dentro ou fora da igreja, tem papel fundamental pois influencia no rumo em que a sociedade tomará. Além dos ja citados , outros propagadores do evangelho interferiram no seio da igreja mas também fora dela. Calvino, em Genebra, contribuiu para acabar com os jogos de azar na cidade e, antes dele, outros protestantes acabaram com todos os feriados, ficando apenas o dia do domingo para o descanço. Estou indo longe para firmar a tese de que chegaremos a interferir na sociedade de forma mais contundente quando a nossa formação e educação for voltada para a intervenção nos aspéctos culturais, políticos, ambientais, economicos e sociais, pelo menos. Uma EBD calcada nos fundamentos Bíblicos mas conectada com as Metas da Igreja de Cristo em intervir na cidade se faz necessário. A Bíblia nos dá respaldo e conteúdo para isso e no meu particular modo de ver a igreja brasileira tem falhado por falta de uma abordagem contextualizada e com propósitos definidos. Se não tratarmos com nossos membros utilizando-se dos elementos ja citados, entre outros, os diversos meios de comunicação e a "educação" formal o farão como desejarem. Se quisermos de fato intervir como esses históricos homens interviram tanto internamente quanto para fora da igreja, precisamos ter estratégias de formação e ação diferenciadas das comumente aplicadas pela igreja atual. Ao contrário, teremos crentes defendendo aborto, homossexualismo, votando em políticos que elaboram leis contrários as leis divinas, teremos uma sociedade cada vez mais excludente e desigual. Almejamos chegar aos céus dizendo que tiveram fome e demos de comer, tiveram sede e demos de beber, tiveram desabrigados e demos onde morar. "Não só de pão vive o homem, mas também de pão vive o homem".Paz com todos.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz.

    Concordo em gênero, número e grau com o que disse o irmão acima. A EBD realmente tem um papel fundamental não apenas para formar cristãos mais conscientes, como tb, pelo que vimos na matéria, para se fundamentar e construir um grande avivalista. Não prescisamos voltar muito como a Prª Ana Dácia voltou, é só vermos o que acontecia há 20 ou 30 anos, quando nos EUA por exemplo, e os filmes narram bem isso, mostram famílias inteiras indo às igrejas na escola dominical, até em "Os Simpsons" desenho satírico-humorístico, mostra que, mesmo uma família aparentemente, "tronxa" como eles, iam à igreja no domingo para serem tratados. Esses exemplos contam bem, a história dos americanos, seu custume, fé e respeito a EBD. Atualmente, a EBD tem sido difícil para os cristãos de hj. É difícil explicar o que acontece para que alguém falte aos domingos pela manhã.Sou igual a eles e tb falto por extrema necessidade, trabalho secular ou em casa, são os principais desencontros que alguém,(Eu) falte, mas odeio faltar, e sempre que posso estou lá para aprender, crescer. Que possamos resgatar o senso, desejo de aprender mais aos domingos pela manhã, e que possamos aprender com a história do Sr. Moody, George Whitefild,C.H.Spurgeon, Jonanthan Edwards entre outros.

    ResponderExcluir